sábado, 19 de dezembro de 2020

"lódo", instrumento do jogo do pau

Neste campo, gostaria de salientar o nome do pau do jogo do pau, “lódo”. Todos os residentes, em Bucos, eram agricultores. Eram possuidores de diversos objetos agrícolas para a sua lide diária. Nas suas deslocações para feiras e festas levavam um pau de companhia, a que chamavam lódo, instrumento de ajuda e defesa. O lódo era retirado de uma árvore chamada lódão. Na casa de meus pais, Casa da Pereira, existia uma árvore destas para fazermos os lódos. Quando era pequeno, o meu tio avô José Henriques Basto era o carpinteiro encarregado de fazer os lódos para a família Braz, por ser tio e padrinho de meu pai. Depois de falecido meu tio avô, a Casa da Pereira começou a fazer os paus de lódo no carpinteiro Mestre Avelino, na Portela. Os paus da árvore lódão eram os melhores porque não partiam tão facilmente, eram mais leves e por isso podiam manejar-se mais fàcilmente. Na minha infância, lembro a existência de uma só árvore na freguesia. Nos dias de hoje, desconheço se existem árvores deste género. Alguns residentes em Bucos, na altura, faziam os lódos das árvores carvalho e oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário