domingo, 13 de dezembro de 2020

Cancioneiro do grupo "As Capuchas de Bucos", 1939. Todas as canções

O Grupo As Capuchinhas de Bucos foi um grupo fundado em 1939 à imagem e semelhança do Grupo Regional do Minho de Braga, mais tarde, Rancho Folclórico do Dr Gonçalo Sampaio, fundado em 1936. As músicas e danças escolhidas para este grupo sofreram influência dos Ranchos Folclóricos de Viana do Castelo, Santa Marta, Meadela, etc, muito mais conhecidos e divulgados pela mídia, com alguma mistura de músicas do Alto Douro e Trás-os-Montes. O Grupo Regional do Minho influenciou o grupo "As Capuchinhas de Bucos" no seu vestir e acessórios, como por exemplo, o uso do pau pelos homens. O Grupo "As capuchinhas de Bucos" era um grupo misto de homens e mulheres todas com capucha, por iso Capuchinhas de Bucos. Água leva o regadinho Ó Ferreiro guarda a filha A laranja foi à fonte e o limão foi atrás dela Ao passar a ribeirrinha pus o pé Ò Malhão malhão Tim tim nós somos de Bucos Ò Rosinha, ò Rosinha do meio, ora vem comigo No alto daquela serra Ò laranjinha, laranja laranja ou limão Minha mãe mandou-me à fonte A Ciranda Meninas vamos ao vira Ò Tirana, Ò tirana Lá em cima está o tiro-liro Vareira linda vareira A minha saia velhinha Ò Rosa arredonda à saia Hei-de cantar, hei-de rir, hei-de ser muito alegre Não te encostes à parreira Ó minha Rosinha Ó linda Rosinha

Sem comentários:

Enviar um comentário