domingo, 20 de abril de 2025
Bucos
Bucos é uma freguesia em Cabeceiras de Basto, localizada no sopé da Serra da Cabreira, rodeada por montanhas. É uma área propícia à criação de gado caprino e ovino. Bucos é uma freguesia serrana, onde se podem sentir os ares da serra da Cabreira.
A freguesia de Bucos inclui os lugares de Bucos, Vila Boa, Carrazedo e Casares. Está encaixada na extremidade noroeste do município de Cabeceiras de Basto.
Casa Rural de Sanoane de Bucos, Ecomuseu Familiar
Um Ecomuseu familiar é um tipo de museu, que visa preservar e promover a cultura de uma família ou comunidade. O Ecomuseu Familiar da Casa Rural de Sanoane de Cima, de Bucos, tem por objetivo:
1 - Preservar a história familiar: coletar, documentar e preservar objetos, documentos, e histórias, que são importantes para a família ou comunidade.
2 - Promover a identidade cultural: mostrar a importância da herança cultural da identidade da família e comunidade.
3 - Educar e sensibilizar: educar as gerações futuras sobre a história e a cultura da família e comunidade.
4 - Fomentara comunidade: criar um espaço para que a família ou comunidade possa reunir e compartilhar experiências e conhecimentos.
5 - Desenvolver a consciência ambiental: O Ecomuseu está relacionado com uma propriedade rural, agrícola, visa promover a consciência ambiental e a sustentabilidade.
6 - Promover o Turismo Cultural: atrair visitantes interessados na história e cultura da família ou comunidade, contribuindo para o desenvolvimento local.
Preservar a memória: Preservar a memória da famíliapra as gerações futuras.
domingo, 13 de abril de 2025
Embaixador de Guimarães, Capital Europeia da Cultura, 2012
Manuel Braz, Embaixador de Guimarães, Capital Europeia da Cultura, 2012
Na prática, a honraria é dada às pessoas que tenham se destacado por sua contribuição em áreas como cultura e educação. Em outras palavras, é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por essas pessoas.
Esta nomeação reconhece o trabalho realizado na ligação de Guimarães com a Comuna de Neuchâtel, na Suíça, e no desenvolvimento subsequente desses laços culturais. Foram realizadas atividades bilaterais, como visitas culturais, eventos gastronômicos, conferências e atividades desportivas, incluindo a ligação de Vitória de Guimarães e Neuchâtel Xamax, e a corrida ciclística Neuchâtel - Guimarães, realizada por ciclistas portugueses do Clube Cycle Portugais de Neuchâtel. Estes ciclistas foram os portadores do ofício da Comuna de Neuchâtel, solicitando a geminação cultural entre as duas cidades. Esta iniciativa foi celebrada em julho de 2012, com a transmissão da cerimônia de partida de Neuchâtel na TV Suíça e transmissão na TV Portuguesa da chegada ao Largo do Toural, em Guimarães dos ciclistas portugueses.
quinta-feira, 10 de abril de 2025
As prrofissões de Manuel Braz
Ao longo da vida, acumulei experiências profissionais diversificadas, dedicando-me sempre com esforço.
Na minha primeira infância, 11 aos 15 anos, estudante do ensino preparatório e ao mesmo tempo exerci a profissão de aprendiz de cabeleireiro e barbeiro, após o espaço estudantil.
Na minha segunda infância, 16 aos 21 anos, estudante do ensino secundário e nos tempos livres, exerci a profissão de empregado de mesa, barman e ajudante de cozinheiro. temporariamente. nas férias estudantis, julho, agosto e setembro em Inglaterra.
Aos 22 anos, durante o serviço militar obrigatório, exerci a profissão de Oficial do Exército. Como oficial, exerci a função de Chefe da Secretaria do Regimento de Artilharia Ligeira nº 5, em Penafiel, de Secretário do Comando do Regimento de Artilharia Ligeira nº 5, de Instrutor de Educação Física do Regimento e posteriormente comandante de um pelotão da Companhia de Artilharia nº 2671, localizada em Mussuco, Malange, Angola, pertencente ao batalhão de artilharia nº 2911, sediado em Henrique de Carvalho,
Nos 26 anos, exerci a profissão de Delegado de Propaganda Médica, na Firma Ferraz Lince, no Porto.
Em 1975, iníco da função de professor, fui colocado como Professor de Tele-Escola na Escola de Santa Luzia, Freguesia de Monte Córdova , Concelho de Santo Tirso, no ano letivo 75/76.
Em 1976,
Carrazedo de Bucos
Carrazedo, Bucos, Cabeceiras de Basto
Em 1938 (a 4 de Outubro), aquando do "Concurso da aldeia mais portuguesa de Portugal", Bucos ficou em segundo lugar!
Espigueiro de Carrazedo (talvez o maior espigueiro de Portugal)
Bucos, outrora “S. João Batista de Bucos” é uma das dezassete freguesias que fazem parte do concelho de Cabeceiras de Basto.
Bucos já andou nas bocas do mundo através do lugar de Carrazedo que foi considerado em 1938 uma das aldeias mais portuguesas de Portugal, hoje muito alterada.
De cariz silvestre e místico, encaixada pelas serras da Cabreira e Barroso, e ainda pelo Alvão e Lameira, é beneficiada pelos cursos de água do Peio, do Carrazedo, do Loureiro, do Água Telhada, que correm em direção ao Tâmega, fertilizando campos de milho, movendo ainda alguns velhos moinhos e noutros tempos os pisões, não falando é claro da boa pesca que proporciona a apanha da truta e do escalo.
Os campos e as serras, vestidas de pastagens na Primavera, dão lugar a uma pecuária privilegiada, com destaque para a criação de gado bovino (raça Barrosã) e do gado ovino e caprino.
Igualmente podemos encontrar nestes montes, e com certa abundância, coelhos, javalis e corças.
Também nota reveladora destas gentes, e que completa o sentido ímpar da freguesia, é o Jogo do Pau”, esgrima nacional por excelência e apreciada na região e no país.
segunda-feira, 7 de abril de 2025
1725, família de João Braz, Brasil
A família de origem portuguesa, estabelecida no Rio Grande do Sul. João Braz, deixou uma grande descendência por volta de 1725.
No Brasi, as famílias, com o sobrenome BRAZ, são cerca de 4000.
Em Portugal, as famílias, com o sobrenome BRAZ ou Brás, são cerca de 1.500.
O Familysearch refere que o sobrenome Braz ou Brás foi encontrado em muitos países, tais como: Albânia, Alemanha, Argentina, Austrália, Austria, Brasil, Estados Unidos, Croacia, Espanha, Holanda, Hungria,Polónia, Portugal...
Subscrever:
Mensagens (Atom)