sexta-feira, 18 de novembro de 2022
Carrazedo de Bucos
Em 1938, a 4 de outubro, Carrazedo de Bucos ficou em segundo lugar no "Concurso da aldeia mais portuguesa de Portugal".
O Espigueiro de Carrazedo, talvez o maior de Portugal, é um dos símbolos da freguesia de Bucos, outrora conhecida como "S. João Batista de Bucos".
Bucos é uma das dezassete freguesias que compõem o concelho de Cabeceiras de Basto. Bucos já foi famosa em todo o mundo graças ao lugar de Carrazedo, que em 1938 foi considerado uma das aldeias mais portuguesas de Portugal.
Embora tenha sofrido mudanças ao longo do tempo, a freguesia conserva ainda hoje sua essência. Situada no sopé das serras da Cabreira e Barroso, além do Alvão e Lameira, Bucos é beneficiada pelos cursos de água do Peio, do Carrazedo, do Loureiro, do Água Telhada, que se dirigem ao Tâmega e fertilizam campos de milho.
Além disso, os velhos moinhos ainda funcionam, e a pesca é abundante, com a truta e o escalo como principais espécies. Na Primavera, os campos e serras são vestidos de pastagens, dando lugar a uma pecuária privilegiada, com destaque para a criação de gado bovino (raça Barrosã) e ovelhas e cabras. Além disso, os montes de Bucos são habitados por coelhos, javalis e corças com certa abundância. O Jogo do Pau, um esporte nacional por excelência, é um dos principais símbolos da freguesia e é apreciado na região e em todo o país.
E
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário