domingo, 26 de julho de 2020

População de Bucos em 1758



Tem esta freguesia S João Batista de Bucos cento e cinquenta fogos e seiscentas e setenta e duas pessoas. Está situada em um sítio quase plano que pela parte do Norte confina com a serra chamada de Maçã e pela do Sul com a matriz de São Nicolau. É terra algum tanto áspera e com alguma extensão por se meterem alguns montes pequenos entre os lugares dela. Não se descobre dela povoado algum por lhe ficarem muito distantes e encobertos com outras terras. A igreja está sita em o meio da freguesia em o lugar mais populoso dela, arrumado para a parte do Nascente, em um lugar chamado Bucos.
Tem mais o lugar [à margem, aldeias] de Vila Boa, Carrazedo e Casares. O seu orago é S. João Batista que se acha em o altar-mor para a parte do Evangelho. Tem no mesmo da parte da Epístola a imagem de São Domingos. Tem sacrário do Santíssimo Sacramento que se acha colocado no mesmo altar no meio do retábulo que é de madeira de entalha e os altos dourados e os baixos de vermelhão fino.
.
Tem duas capelas [à margem: ermidas] uma no lugar de Casares, com a invocação de Santa Maria que é administrada pelo Comendador que serve para administração dos sacramentos dos moradores daquele lugar por ficar muito distante da igreja. Tem outra capela em o lugar de Carrazedo de que é administrador o reverendo Manuel Gomes Martins do mesmo lugar, com a invocação de Santa Ana. Os frutos desta freguesia recebe o Excelentíssimo Senhor Conde de Atalaia Marquês de Tancos como comendador da freguesia de São Nicolau a quem esta igreja é anexa.

Padre António Alves Teixeira, vigário da paroquial igreja de São João de Bucos anexa à matriz de São Nicolau de Basto, concelho também de Basto, comarca da vila de Guimarães, Arcebispado de Braga Primaz das Espanhas.


.



São João Batista de Bucos, vinte e dois de maio de mil e setecentos e cinquenta e oito.

António Alves Teixeira que o subscrevi e assinei e vigário António Alves Teixeira. E reitor Domingos Camelo de Sousa. O vigário João Ferraz Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário