quinta-feira, 14 de abril de 2022

Memórias de Bucos - Mestre do jogo do pau Ernesto dos Santos.

Ernesto dos Santos, o "Mestre do Jogo do Pau", revolucionou Bucos com a organização de grupos infantis e adultos do jogo do pau, lançamento de martelo e demonstrações internacionais. O "Mestre do Jogo do Pau" Ernesto dos Santos foi o principal impulsionador e organizador do jogo do pau em Bucos. Com apenas poucos anos, ele partiu para Maceira de Liz, onde trabalhou na fábrica de cimento, antes de passar por Lisboa. Lá, frequentou o Ateneu Comercial e o Lisboa Ginásio para aprimorar suas habilidades no jogo do pau. Além disso, ele iniciou o lançamento do martelo no Sporting Clube de Portugal. O martelo que ele usava está agora na Casa do Anelho, em Bucos. Após suas experiências em Lisboa, ao retornar a Bucos, compartilhava seus conhecimentos com os conterrâneos da freguesia. A contribuição do "Mestre" Ernesto dos Santos é conhecida pela organização e dinamização do "Grupo do Jogo do Pau de Bucos" durante a visita do Dr. Oliveira Salazar a Braga, nos anos 1940. Nos anos 1950, ele organizou um grupo infantil do jogo do pau, onde aprendi a jogar, junto com Domingos, António, Manuel, e outros. Em seguida, nos anos 1960, ele criou um grupo de lançamento de martelo, onde aprendi a lançar o martelo, sob a sua orientação. Em 1969, ele dinamizou um grupo do jogo do pau que realizou uma demonstração para uma revista alemã e para o Museu de Etnografia de Lisboa.

Memórias de Bucos - Grupo do jogo do pau, Bucos, 1938

A tradição do jogo do pau em Bucos sempre esteve presente. Foi a família Santos da Cunha, de Carrazedo de Bucos, que dinamizou esta prática para dois grandes eventos: o Concurso "Aldeia Típica Portuguesa", em 1938
e para a visita a Braga do Sr Dr António Salazar nos anos quarenta e tal. Nessa altura, António da família Santos da Cunha, que vivia em Braga e era oriunda de Carrazedo de Bucos, foi nomeado Governador Civil de Braga, por isso este movimento de apoio ao Dr António Salazar.

Memórias de Bucos - Grupo Folclórico "As Capuchas de Bucos"

Este grupo foi organizado e dinamizado pela família Santos da Cunha de Carrazedo de Bucos para dois grandes eventos: Concurso "Aldeia Típica Portuguesa" a que Carrazedo de Bucos ocorreu em 1939 e a visita do dr António Salazar a Braga em 1944?. O Grupo "As Capuchas de Bucos" usavam a tradicinal capa de burel, castanha, que era feita e apisoada na Freguesia. A minha falecida mãe, Ana de Oliveira Urjais, nascida em 1922, foi uma das cantadeiras e dançarinas do grupo.