sexta-feira, 18 de novembro de 2022
Carrazedo de Bucos
Carrazedo, Bucos, Cabeceiras de Basto
Em 1938 (a 4 de Outubro), aquando do "Concurso da aldeia mais portuguesa de Portugal", Bucos ficou em segundo lugar!
Espigueiro de Carrazedo (talvez o maior espigueiro de Portugal)
Bucos, outrora “S. João Batista de Bucos” é uma das dezassete freguesias que fazem parte do concelho de Cabeceiras de Basto.
Bucos já andou nas bocas do mundo através do lugar de Carrazedo que foi considerado em 1938 uma das aldeias mais portuguesas de Portugal, hoje muito alterada.
De cariz silvestre e místico, encaixada pelas serras da Cabreira e Barroso, e ainda pelo Alvão e Lameira, é beneficiada pelos cursos de água do Peio, do Carrazedo, do Loureiro, do Água Telhada, que correm em direção ao Tâmega, fertilizando campos de milho, movendo ainda alguns velhos moinhos e noutros tempos os pisões, não falando é claro da boa pesca que proporciona a apanha da truta e do escalo.
Os campos e as serras, vestidas de pastagens na Primavera, dão lugar a uma pecuária privilegiada, com destaque para a criação de gado bovino (raça Barrosã) e do gado ovino e caprino.
Igualmente podemos encontrar nestes montes, e com certa abundância, coelhos, javalis e corças.
Também nota reveladora destas gentes, e que completa o sentido ímpar da freguesia, é o Jogo do Pau”, esgrima nacional por excelência e apreciada na região e no país.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário