sábado, 14 de novembro de 2020
Produção de feno: como funciona e seus benefícios
No mundo rural há diversas maneiras de se produzir e armazenar determinados tipos de alimentos.
O feno é uma dessas forragens que, com o passar do tempo, foi ganhando novas técnicas e novos modos de confecção e armazenamento, com o intuito de obter-se a melhor e mais nutritiva opção alimentar, principalmente para uso em períodos no qual o capim possui baixa ou quase nenhuma produtividade.
O processo pelo qual é produzido o feno possui a nomenclatura de fenação. Assim, se você deseja saber mais sobre esse processo e quais são suas vantagens, fique conosco e confira a seguir como funciona a produção de feno e quais são as suas vantagens. Acompanhe!
Entre em nossa página de notícias e tenha mais informações sobre assuntos agropecuários.
O que é fenação?
Fenação é a técnica pela qual é preservada uma espécie forrageira por um longo período de tempo sem, contudo, eliminar suas características nutritivas.
Feno pronto em fardos e a granel.
O feno é uma importante fonte de alimento para os animais quando há falta do capim.
Tal espécie é submetida a um criterioso processo de desidratação, sob a luz solar, até chegar a patamares de cerca de 10% a 20% de umidade, dependendo do critério adotado por quem realiza esse processo.
Como funciona a produção de feno?
Há pelo menos três etapas básicas no processo de fenação, podendo variar de acordo com o desejo de cada um. No entanto, no geral, a produção de feno passa pelo corte, secagem e enfardamento.
Confira a seguir cada um desses passos:
O corte
A etapa mais simples da produção. O corte de feno é geralmente realizado por um trator com uma espécie de ferramenta composta por um determinado número de facas acopladas em sua parte traseira.
A secagem
A secagem é feita sobre campos à luz do sol, com constante revolvimento do material para que haja uma uniformidade na desidratação da porção vegetal. O principal instrumento que auxilia o revolvimento é o ancinho, uma ferramenta com propriedades semelhantes ao rastelo e que permite a movimentação do feno sobre os campos a fim de homogeneizar sua secagem.
O enfardamento
Por fim, o enfardamento ocorre quando o material já está disposto em linhas sobre o campo, ou seja, está enleirado. A partir disso, uma máquina feita especialmente para esse trabalho é usada na compactação do material vegetal, que pode ser armazenado com maior agilidade e otimização de espaço.
Quais os benefícios do feno?
Além da versatilidade do feno, o que permite ser produzido por grandes ou por pequenos produtores rurais, ele também é facilmente transportado e manuseado. Seu armazenamento não exige nenhum processo complexo, além de ser de difícil degradação, o que faz com que também seja muito rentável para quem o comercializa.
Gado leiteiro se alimentando com feno
O feno tem uma aceitação muito grande entre os animais, como o gado leiteiro.
Outra vantagem do feno reside no fato de que não se faz necessário nenhum processo biológico em sua produção, como é o caso da silagem que depende de fermentação. Ademais, seu valor nutritivo também mantém por longos períodos, tendo, por conta disso, uma aceitação muito grande entre os animais que o consomem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário